sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ciclista retorna a Itacaré após percorrer 26 estados brasileiros

Após percorrer mais de 15 mil quilômetros em pouco mais de 19 meses, o ciclista itacareense, Rafael Oliveira, retornou à sua terra-natal na última sexta-feira (20). Recepcionado pela secretária municipal de Esporte e Juventude, Irley Novais, ele percorreu as principais ruas da cidade em carro aberto, recebendo os cumprimentos da comunidade local. “Finalmente realizei o meu sonho de infância, que era percorrer os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal”, declarou o ciclista de 23 anos.

Rafael saiu de Itacaré em 25 de junho de 2007, montado na bicicleta de alumínio que ele mesmo construiu, apelidada por ele de “Fênex”. Percorrendo uma média de 50 quilômetros por dia, Rafael gastou quatro pares de pneus. Segundo ele, foram três anos de preparação para a viagem, que não contou com qualquer patrocinador. “Fiquei com muito
medo dele sair sozinho. Mas ele estava muito determinado e, graças a Deus, retornou com segurança e ficará de vez conosco”, disse a mãe do ciclista, Celidalva Oliveira.

A jornada começou pela região nordeste do país, indo sempre pelo litoral. Depois, seguiu por todos os estados do norte, centro-oeste, sul e sudeste. Rafael relatou ter enfrentado muitas dificuldades pelo caminho, já que contou apenas com a solidariedade das pessoas. “Cheguei até a dormir embaixo de ponte, mas tudo valeu a pena”, disse. Ao longo da jornada, o jovem ciclista conheceu os principais pontos turísticos dos 472 lugares visitados e procurou também conhecer a cultura local. Ele foi entrevistado em diversos veículos de comunicação e guarda em uma pasta os jornais em que foi notícia. Na cidade pernambucana de Jaboatão dos Guararapes, foi recebido como celebridade, sendo acompanhado pela Guarda Municipal. Tudo está registrado em fotografias e num diário, que serão a base para o livro que contará a aventura do itacareense, cujo próximo sonho é terminar o Ensino Médio e cursar a faculdade de Turismo.

Fonte: http://jornalapeninsula.blogspot.com/
Foto: Karoline Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário